quarta-feira, 25 de maio de 2011

Orçamento Participativo Região Harmonia

Ocorreu nesta última Segunda-feira a primeira rodada do OP - Canoas, com grande presença da comunidade, estiveram presentes o Prefeito Jairo Jorge, o Subprefeito Prof Julio Ribeiro, o Sec. Relações Insttcionais Mario Cardoso e demais autoridades.




A comunidade participou em massa, votando em suas obras, a obra vencedora foi a cobertura da quadra de esportes da Escola Arthur Pereira de Vargas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dirigentes Comunistas Canoenses participam do 7º encontro nacional



O Presidente Municipal do PCdoB Canoas Prof Julio Ribeiro e o Diretor Financeiro Apparicio Lafayette, participaram do 7º encontro Nacional do PCdoB em São Paulo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Encontro estadual da UBM acontece no dia 21 de maio 2011

Nos dias 10, 11 e 12 de junho será realizado em Praia Grande, São Paulo, o VIII Congresso Nacional da UBM. Este evento realiza-se em contexto histórico em que elegemos a primeira mulher Presidenta do Brasil. Acontecimento carregado de significados e possibilidades de avanços na transformação da sociedade brasileira, avanço no desenvolvimento do país e na luta das mulheres por sua emancipação.

Ao movimento de mulheres, tal como ao movimento social no país estão postos novos desafios políticos e organizativos. É necessário incorporar em sua agenda a pauta da luta política pelas reformas democráticas que vão estimular o atual governo a implementar um projeto nacional de desenvolvimento que coloque o Brasil entre as principais potências do mundo e supere os graves problemas econômicos e sociais que ainda persistem. É preciso materializar esta luta nacional em cada estado da nação e em cada local em que vivemos e onde lutamos por cidades mais humanas, com democracia, justiça e progresso social.

Muito já foi conquistado pelas mulheres brasileiras. Mas muito ainda há que se avançar. É necessário lutar por uma Reforma Política que supere a situação de subrepresentação feminina nos espaços de poder, a violência contra a mulher é uma calamidade social e a Lei Maria da Penha enfrenta sérias resistências para ser implementada na íntegra, a autonomia econômica da mulher continua sendo um desafio para sua plena cidadania, a luta pela integralidade da atenção à saúde ainda é uma questão chave ser superada, dentre outras questões como o enfrentamento à imagem social não sexista, dupla jornada de trabalho, a feminização da pobreza, etc.

Estes temas estarão presentes nos debates preparatórios do VIII Congresso da União Brasileira de Mulheres que ocorrerão em todo o país. Aqui no nosso estado, realizaremos nosso encontro no dia 21 de maio, na Assembléia Legislativa, a partir das 9h, na sala Maurício Cardoso, 4º andar.

Neste dia, as feministas emancipacionistas do RS debaterão com a deputada federal Manuela D’Ávila, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, e outras convidadas, os temas relacionados às mulheres e Projeto Nacional de Desenvolvimento, Reforma Política, Poder e Trabalho no Brasil atual.

Após os debates, elegeremos as companheiras que representarão a UBM do RS no Congresso Nacional, conforme Regimento Interno do Congresso.

De Porto Alegre,
Córa Chiappetta, coordenadora estadual da UBM.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES!!

O subprefeito e Presidente municipal do PCdoB Canoas Prof Julio Ribeiro nos enviou uma mensagem para o dia das mães!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diretrizes para a formação em 2011

Em reunião da Secretaria Nacional de Formação com a presença de secretários (as) de Formação e Propaganda de diversos comitês estaduais, realizada no último dia 20 de novembro, foram apresentadas, debatidas e encaminhadas as principais orientações para o desenvolvimento do trabalho de formação da militância comunista em 2011, ano que antecede os 90 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil.
 PERSPECTIVAS DA ESCOLA NACIONAL PARA 2011
Os resultados das eleições de 2010 têm um significado histórico para as forças democráticas e populares. Para nós, o júbilo pela vitória de Dilma Rousseff – a primeira mulher conduzida pelo povo à Presidência da República no Brasil – vê-se potencializado com o avanço do PCdoB: a ampliação da nossa presença no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, o louvável desempenho do companheiro Flávio Dino na disputa pelo governo do Estado do Maranhão, a eleição de aliados em outros estados.
O Partido cresceu consideravelmente nesse percurso, com o ingresso de importantes lideranças dos mais diversos setores do movimento social, personalidades marcantes do mundo intelectual, cultural, esportivo, religioso, mulheres e homens do povo – que se alinharam às propostas e ao perfil dos nossos candidatos e candidatas. Preservar essa grande conquista é nosso maior desafio: manter nas nossas fileiras este contingente, incorporar cada camarada à estrutura partidária, possibilitar-lhe o acesso ao conhecimento da nossa política e suas bases teóricas e ideológicas, garantir-lhe condições de analisar a realidade, para saber atuar e lutar por sua transformação, na convicção dos ideais comunistas.
Tarefa de tamanha dimensão somente pode se realizar na conjugação de esforços das várias frentes partidárias, dentre as quais a de Formação e Propaganda tem relevante papel e, nela, a Escola Nacional é chamada a contribuir de forma sistematizada, regular e contínua.

2011 – O ano da Formação

As atividades desenvolvidas pelo Partido nas diversas frentes, seus instrumentos de comunicação, os contatos que se estabelecem entre militantes novos e mais experientes – são, todos, elementos formativos. A educação dos comunistas se dá no dia-a-dia da ação partidária, na relação, indissociável, entre vida orgânica regular, estudo individual e atividades sistemáticas de formação. Em anos como o de 2010, o calendário eleitoral apresenta limites para a realização de cursos e outras atividades planejadas especificamente com a finalidade de formar: em geral, isto se atém ao primeiro semestre, ainda assim, com muitas dificuldades.
Na ausência de campanha eleitoral, o ano de 2011 tende a tornar-se mais propício a esse intento. Mas não somente por isso. Dois fatores básicos certamente hão de estimular as direções estaduais – e, por sua orientação e cooperação, as direções dos municípios mais estruturados – a desenvolver um plano de formação: a) a necessidade premente de apresentar o PCdoB e seu Programa a militantes que se filiaram nos dois últimos anos, tiveram participação destacada no processo eleitoral de 2010 e ainda não fizeram cursos do Partido; b) a preparação desses camaradas e da militância em geral para os debates relativos às Conferências Estaduais (em suas etapas – na base e nas instâncias municipais), que traçarão os rumos da ação partidária local no próximo período e (re) redefinirão as respectivas direções.
Para tanto, recomenda-se a elaboração de um plano de atividades, com definição de prioridades, estabelecimento de metas e prazos, explicitação de procedimentos para o acompanhamento da execução, a aferição de resultados, o registro de dados e informações e seu envio à coordenação da Escola Nacional.